Riacho Informática. Causas comuns para perdas ou comprometimento de dados de HD
Formatação ou Particionamento do HD por engano
HD fazendo barulho após queda
Acesso lento aos dados por causa de bad blocks
Ataque de vírus que apaga os arquivos
HD não é mais reconhecido pela BIOS
Firmware corrompido
Como é realizada a
recuperação de dados de HD
recuperação de dados de HD
Bad Blocks:
Com a utilização de equipamentos apropriados para este tipo de serviço, nosso índice de sucesso nestes casos é superior a 90%. Em muitos casos, a recuperação pode ser total.
Firmware corrompido:
Alguns sintomas típicos incluem discos que não estão fazendo ruídos anormais, que ainda são reconhecidos na BIOS, mas sua capacidade aparece como sendo de apenas 0 MB. HD's da Seagate e Western Digital costumam apresentar problemas no firmware, que fazem com que subitamente parem de ser reconhecidos na BIOS. Nestes casos, se o motor do HD está funcionamento e o dispositivo não está apresentando sons incomuns, a recuperação de dados normalmente é total com a utilização de equipamentos que possibilitam o reparo/regravação do firmware.
Formatação ou particionamento acidentais:
O índice de sucesso depende muito de como ocorreu o problema e o que foi feito até então. Se o HD foi apenas particionado e o sistema operacional não foi reinstalado, a probabilidade é de quase 100%.
Entretanto, se o HD foi formatado e o sistema operacional foi reinstalado, a recuperação por ser ainda possível, mas será apenas parcial. No pior dos casos, quando o próprio cliente tentou recuperar os dados por conta própria e gravou os dados restaurados no próprio HD, a chance de ter os dados de volta é muito pequena. A recuperação de dados é feita utilizando softwares especialmente escritos para este tipo de serviço.
Danos mecânicos no HD:
Quando componentes internos como a cabeça de leitura são danificados, o sucesso dependerá muito da capacidade e marca do HD. Discos da Seagate, Samsung e Toshiba até 500 GB costumam ser os casos mais fáceis e com alto índice de sucesso, desde que a mídia também não tenha sido riscada.
Discos acima de 1 TB de qualquer fabricante não costumam ter um prognóstico muito bom. HD's da Western Digital batendo cabeça normalmente não são recuperáveis. A recuperação de dados é feita mediante a substituição dos componentes com problemas.
Placa ou controladora lógica danificada:
Quando há um surto de tensão e os componentes da placa lógica são danificados, normalmente é possível fazer a recuperação dos dados mediante a troca dos componentes queimados.
Qual a ação a tomar quando o HD apresenta algum tipo de problrma?
Imediatamente desligue e pare de usar o computador ou o HD. Tentar recuperar os dados por conta própria é muito perigoso e você poderá piorar ainda mais a situação. Não tente usar qualquer software de recuperação de dados e nunca tente desmontar o HD. Continuar a usar o seu HD quando ele começar a apresentar problemas pode aumentar as chances dos dados ficarem totalmente inacessíveis e irrecuperáveis.
0 Comments:
Postar um comentário